08 de Março de 2021 por Renato Campos
O comissário da NBA, Adam Silver, há muito diz que os jogadores de sua liga não iriam furar a fila para se vacinar contra o COVID-19. O maior problema pode ser colocar as estrelas na fila.
A estrela do Lakers, LeBron James, foi questionado na manhã de domingo se ele planejava ser vacinado "assim que estiver disponível" e se ele aconselharia outros jogadores a fazê-lo.
“Essa é uma conversa que minha família e eu teremos”, disse James. "Praticamente estou mantendo isso entre minha família."
Seu sentimento não é único. Respondendo a mesma pergunta pelo mesmo repórter, James Harden do Brooklyn disse que ainda está pensando em se vacinar. Donovan Mitchell, do Jazz, que contraiu o vírus em março passado, disse que estava indeciso enquanto tentava aprender o máximo possível sobre as vacinas.
Silver disse que a NBA não tem planos de tornar as vacinas obrigatórias.
“Em termos de esforços de educação, eles estão em andamento”, disse Silver no sábado. “Acho que, em última análise, essas são decisões pessoais que os jogadores precisam fazer, assim como todos em nossas comunidades precisam fazer. Vemos o nosso papel, juntamente com a Associação de Jogadores, para fornecer-lhes as melhores informações possíveis e também incentivá-los a buscar informações por conta própria. Eles têm médicos pessoais, outros em quem podem confiar. ”
Os jogadores que foram vacinados podem evitar a perda de jogos relacionados ao rastreamento de contato enquanto desfrutam de “algumas vantagens e benefícios reais” se vacinados.
“Faremos um progresso adicional se os jogadores forem vacinados, mas certamente não é necessário que todos sejam vacinados”, disse Silver.
“Também prevejo que as pessoas estão se tornando mais dispostas a se vacinar. Para aqueles que hesitaram, acho que, como dezenas de milhões de pessoas agora nos Estados Unidos receberam a vacina, as pessoas estão vendo, pelo menos no curto prazo, qual é o impacto, e estão ouvindo sobre como é incrivelmente eficaz essas vacinas são.
“Meu palpite é”, acrescentou Silver, “que a maioria dos jogadores acabará optando por se vacinar. É uma decisão pessoal, mas acho especialmente ... quando eles vêem a alternativa.”
A NBA tem defendido a vacinação, entretanto. Lendas da NBA como Bill Russell, Kareem Abdul-Jabbar e Julius Erving participaram de anúncios de serviço público mostrando-os recebendo as vacinas.
Os jogadores atuais da NBA, entretanto, têm sentimentos mistos.
“Ninguém vai se apressar quando você está saudável e jovem sem pesquisa suficiente”, o veterano do Lakers Jared Dudley tuitou no domingo sobre o assunto.
O Lakers teve sua temporada interrompida pelo vírus, com os armadores Alex Caruso e Dennis Schroder perdendo um período prolongado por causa do rastreamento de contato. O pivô Marc Gasol está atualmente nos protocolos de saúde e segurança da liga, uma ação estimulada pelo teste positivo de um jogador ou exposição confirmada a alguém com teste positivo.
“Acho que é tudo sorte, cara”, disse James sobre contrair o vírus. “Não posso sentar aqui e dizer que sou um especialista em tudo isso. É apenas sorte. Você não tem ideia de como pode contratá-lo ou de como obtê-lo. Conhecemos os casos, conhecemos os estudos, ouvimos os médicos e coisas dessa natureza, e eu apenas tentei seguir o protocolo tanto quanto ele foi estabelecido para nós.
“Eu vou para a instalação. E eu vou para casa. E eu vou para a arena. E eu vou para casa. ”






