28 de Janeiro de 2021 por Renato Campos
Depois de passar 14 anos na NBA, Jared Dudley finalmente ganhou seu primeiro campeonato com o Lakers na última temporada. Mesmo que seus dias como jogador de impacto na quadra estejam no passado, ele se tornou um membro importante da equipe. Nesta temporada, ele jogou em seis de 19 jogos e tem a média mais baixa na carreira de 3,7 minutos por jogo.
Ele pode não jogar muito mais, mas ainda gosta de estar em uma equipe. Dudley assumiu um papel de liderança importante para o Lakers e é efetivamente outro treinador assistente. Aos 35 anos, Dudley está se aproximando da idade em que jogadores como ele começam a pensar em aposentadoria. Dudley apareceu recentemente no podcast Insider the Green Room de Danny Green e revelou que gostaria de pelo menos jogar mais um ano na NBA:
"Quando eu era criança, estava no ginásio, no ensino médio e estava indo para a faculdade e coisas assim, meu objetivo era jogar 10 anos na NBA. E é tão engraçado porque quando você chega à NBA, a maioria das pessoas não sabe disso, 10 anos é a pensão total máxima, então faz sentido, certo? Se você joga 20 anos, não importa, você recebe a mesma pensão de 10 a 20 ...
"Agora, o que as pessoas não percebem é que quanto mais você envelhece, não é realmente sobre você, é sobre sua família e seus filhos. Então, eu tenho um filho mais novo de nove anos. Uma filha de 11 anos, outra filha de seis. Meu filho, estou tentando inspirá-lo um pouco, então adoraria jogar mais um ano, espero que possamos acabar com esse coronavírus e conseguir a torcida de volta.
"Mas eu só acho que você precisa de veteranos para poder ajudar no vestiário, cara, e acho que se não for com o Lakers, acredito que há uma equipe por aí que vai respeitar o que eu puder fazer e ajudar aquele vestiário, e eu adoraria ver meu filho talvez até viajando comigo para alguns jogos.
Com base no que Dudley está dizendo, ele não se oporia a jogar por outro time se o Lakers não o quiser de volta. Dito isso, o Lakers não paga muito a ele e ele traz muita liderança para a equipe. Se ele quiser ficar com sua equipe atual por mais uma temporada, é difícil imaginar que eles não voltariam com ele mais uma vez.
Dudley tem metas de carreira na NBA
Embora a carreira de Dudley como jogador pareça estar perdendo o fôlego, provavelmente ainda o veremos muito quando ele encerrar. Ele tem uma das melhores personalidades da NBA e uma carreira na TV parece um ajuste muito natural. No entanto, parece que ele tem outros planos. Dudley disse a Green que gostaria de trabalhar como treinador ou como gerente geral.
“É treinador ou GM, é isso”, disse Dudley. “Estou inclinado a treinar só porque, se você for demitido, pode ser um assistente. Eu poderia ir para a TV. O gerente geral é um pouco diferente. Eu preferiria ser capaz de controlar a equipe como um gerente geral, mas é diferente porque, uma vez que você seja demitido de GM, você pode ser um GM assistente? É difícil, cara, e você tem que trabalhar seu caminho, assim como ser treinador.”
Dudley faz sentido como treinador
Nesta fase de sua carreira, é impossível saber se Dudley seria capaz como gerente geral. Ele é um bom líder, mas isso não significa que saiba como fechar contratos ou avaliar jovens talentos e como eles se encaixariam em um elenco específico.
Treinar um time faria muito sentido para Dudley. Ele já demonstrou um alto nível de liderança em sua atual passagem pelo Lakers. Provavelmente, existem muitas equipes na NBA que trariam Dudley como assistente quando ele se aposentar.






