22 de Outubro de 2020 por Renato Campos
Quem nunca criticou Kentavious Caldwell-Pope que atire a primeira pedra!
Pois é, amigos. Se antes o jogador era completamente questionado por grande parte da torcida, hoje boa parte dela pode ter mudado de opinião.
O ponto crucial aconteceu durante o jogo quatro das finais quando duas cestas consecutivas de Caldwell-Pope aumentaram a vantagem para o Lakers de dois pontos para sete, no jogo que LeBron James mais tarde descreveria como uma vitória obrigatória.
Agora que KCP está supostamente optando por sair de seu contrato para se tornar um agente livre, o tom de muitos pode ter mudado e o jogador hoje é uma das peças importantes no esquema do técnico Frank Vogel.
“Eu tento ficar mais na minha”, disse Caldwell-Pope sobre suas boas atuações nas finais. “Se estou jogando muito bem ou não, ainda tento jogar dentro do meu jogo, faço minhas jogadas. Se eu estiver aberto, vou arremessar. Eu tento evitar ficar muito animado. ”
A chegada de James foi, sem dúvida, o ponto crucial para a franquia em meio a uma das piores cinco temporadas da história da NBA. Mas dê crédito a Caldwell-Pope por retornar ao Lakers. Ele, junto com Kyle Kuzma e Alex Caruso, são os jogadores mais antigos da equipe. Mas, ao contrário dos outros dois, a contratação do KCP foi motivada como uma estratégia para atrair seu colega, o mais famoso cliente da Klutch Sports.
Caldwell-Pope rejeita os rumores. “Eu não tive nada a ver com [a vinda de James]”, disse ele. “Temos o mesmo agente, mas ele tem sua própria equipe, sua própria mente. Ele já sabia em sua mente onde queria estar e para onde queria ir. Eu não tive nada a ver com isso."
“Vim porque achei que seria um bom ajuste. Jogando rápido, subindo e descendo a quadra, layups fastbreak e transição de três ... Eu senti que meu jogo combinava. Obviamente, quando ele veio, fiquei animado. Quem não ficaria animado em jogar com LeBron?”
Por enquanto, o foco precisa ser nos jogadores que querem fazer parte dessa mágica, jogadores que não têm medo da pressão que ser um Laker ou ser responsabilizado por ficar aquém das expectativas.
Eu diria que jogadores como KCP.
Quando James enviou a agora famosa mensagem de texto enfatizando a importância de vencer o jogo 4, Caldwell-Pope disse que já estava focado. No entanto, quando você olha para suas três performances que precederam o esta mensagem (9,6 ppg em 29% de arremessos) e depois (16 ppg em 45% de disparo) claramente algo foi desbloqueado.
“Já estava motivado porque sabia como me saí nos Jogos 1, 2 e 3”, disse. “Eu sabia o que precisava fazer. Assisti e revi os jogos tentando entender como eles estavam me defendendo e descobrindo como tomar decisões mais rápidas.”
É um aspecto de seu profissionalismo que não deve ser esquecido. Se ele está começando ou saindo do banco, acertando seus arremessos ou lutando, seu esforço sempre esteve lá como um Laker. Isso é algo que ele confessa que não poderia dizer sobre si mesmo antes.
“Como um novato [com o Detroit Pistons em 2013-14]”, disse ele. “Eu não sinto que dei 100 por cento. Eu aprendi a ficar no meu momento. Fique focado, faça o dia a dia e tente não se precipitar. Faça o que os treinadores pedirem, tente fazer o que a equipe precisa e dê tudo de si. Essa é a minha mentalidade agora. "
Se ele optar pela agência gratuita, haverá compradores para um cara 3-D de 27 anos que se destacou no maior palco da liga.
A NBA é um negócio e ninguém pode culpá-lo por ir atrás de dinheiro. Mas seria ótimo se ele escolher ficar com o dinheiro do nosso Lakers.






